sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Parasitismo



O parasitismo é um fenomeno pelo qual um ser sobrevive retirando nutrientes de outro ser. Estabelece-se nesta relação uma forte dependencia, onde um lado é beneficiado (parasita) e o outro prejudicado (hospedeiro). Muitas vezes, o ser que sofre a ação do parasita, pode chegar a morte.

O parasita promove a ação espoliativa, que ocorre quando o parasita absorve nutrientes ou mesmo sangue do hospedeiro, podem deixar pontos hemorrágicos na mucosa quando abandonam o local de sucção.

Os parasitas podem ser classificados da seguinte forma:

*Parasitas Completos: vivem no hospedeiro durante a vida toda.

*Parasitas Incompletos: vivem no hospedeiro durante um certo período da vida.

*Endoparasitas: vivem na parte interna do hospedeiro.

*Ectoparasitas: vivem na parte externa do hospedeiro.

Os hospedeiros podem ser classificados da seguinte forma:

*Hospedeiro definitivo: é o ser que aloja o parasito por um periodo maior de tempo, é também, onde observamos o desenvolvimento e a reprodução do parasita.

*Hospedeiro intermediário: é o ser onde o parasita se desenvolve parcialmente, passando para o estágio adulto só no hospedeiro definitivo.

*Vetor: também conhecido como hospedeiro de transporte, onde não ocorre crescimento da larva, permanecendo no seu estado infestante.

Exemplo de parasita: Homo Sapiens

Exemplo de hospedeiro: Ser Humano (ESPÉCIE EM EXTINÇÃO)

Prevenção: Desconhecida.

3 comentários:

Unknown disse...

Todas as doenças infecciosas e as infestações dos animais e das plantas são causadas por seres considerados, em última análise, parasitas. Seria o amor um parasita nos seres humanos?
S. Jorge

Anônimo disse...

VA SE F*DER !

Anônimo disse...

achei meio besta,só gostei da foto.